ROBÔ GIGANTE


TOP 5 – CINEMA by nagado
janeiro 28, 2009, 1:29 pm
Filed under: Nagado, Papo | Tags: , , , ,
Chegou a hora de uma listagem sobre o que de melhor o tokusatsu já produziu para o cinema, lembrando que o tokusatsu nasceu na tela grande, apesar de ter sido melhor acolhido na telinha. Não farei aqui uma lista dos filmes mais importantes na condição de especialista. O tokusatsu cinematográfico mais importante de todos os tempos é Godzilla, o original de 1954, o início de tudo. Criou fórmulas, conceitos e mudou a cara do cinema japonês. Rodou o mundo e virou ícone pop. Não é questão de gosto pessoal e não há o que discutir: Godzilla é o número 1 isolado quando se fala em tokusatsu para o cinema. Todo o resto está muitos degraus abaixo em termos de repercussão ou importância histórica.

A lista que vou divulgar a seguir é baseada somente em GOSTO PESSOAL, em filmes que eu vi e revi várias vezes, que me empolgaram e ficaram na memória. São somente filmes criados originalmente para o cinema, englobando diversas épocas. E como lista existe pra ser debatida, aguardamos suas opiniões. Agora, minha lista de movies de tokusatsu favoritos, em ordem de preferência:

1) Ultraman Tiga – A Odisséia Final (2000): O melhor trabalho de direção de atores que já vi num tokusatsu. Apesar da presença forte da Cap. Iruma (Mio Takaki), é Rena (Takami Yoshimoto) quem rouba a cena com uma atuação sensível e inspirada. Os vilões são ótimos, a produção é esforçada e a trilha sonora, que já era boa na TV, ganha ares cinematográficos. Drama e romance convincentes para quem não é mais um adolescente que fica só esperando a hora da luta. Aliás, as cenas de luta são ótimas, mas neste caso, nem precisavam ser.

2) Kamen Rider ZO (1993): Tenso, bem dirigido e com lutas e efeitos especiais espetaculares para a época, além de monstros assustadores e um herói carismático à moda antiga. Uma luta do herói contra o vilão Doras, que mostra uma longa tomada de cena única em que eles trocam golpes pelo cenário, é impressionante. Na época, ganhei o VHS original, que foi copiado exaustivamente e assistido dezenas de vezes, sem exagero.

3) Ultraman Tiga, Dyna e Gaia – Operação Superdimensional (1999): Duas crianças adoráveis carregam o filme nas costas e criam o fio condutor de uma poderosa aventura de Gaia. Geralmente não gosto de crianças em apuros, que aparecem aos montes no tokusatsu, mas neste caso escolheram atores-mirins de grande talento. As aparições de Tiga e Dyna acabam meio gratuitas, mas vê-los juntos pela primeira vez causou impacto na época.

4) Godzilla Final Wars (2004): Assistindo, dá pra entender como gastaram 35 milhões de dólares num tokusatsu. Nenhum filme do gênero jamais custou tão caro. O filme mais novo dos Ultras não chegou a custar 5 milhões. Monstros clássicos, vilões saídos dos anos 60, mas com um toque moderno, atores canastrões (como o lutador Don Frye falando só em inglês com os japoneses) e a maior orgia de destruição jamais vista no cinema japonês. É um filme insano e por isso mesmo, muito divertido.

5) Ultraman Mebius & Ultraman Brothers (2006): Um encontro de gerações histórico! Uma história simples e que não cansa. Atmosfera, interpretações e ação bem dirigidos e que dão grande regularidade ao filme. O tempo transformou os veteranos em atores ainda mais carismáticos. Pelo excesso de computação gráfica ruim, por pouco esse filme não cai fora da lista.

Lembrando que até o momento em que escrevi esta lista, ainda não havia assistido ao Chou Ultra 8 Kyodai (ou Superior Ultra 8 Brothers), a mais recente produção dos Ultras. Depois que eu assistir, comentarei aqui.

5 Comentários so far
Deixe um comentário

Vi poquíssimos filmes de Ultra, mas com relação às demais produções da tua lista Nagado, não faço ressalva alguma, vi e achei excelentes também.

Aliás, acho brabo que alguém faça uma lista de gosto pessoal sem elencar um filme de Godzilla ou alguma produção do Keita Amemiya, mas vamos aguardar né!

Em ordem de preferência:

1- Godzilla (1954)
2- Kamen Rider Faiz – Paradise Lost
3- Godzilla vs Mechagodzilla (2002)
4- Tokyo SOS (Godzilla GMK)
5- Kamen Rider ZO

Até!

Comentário por Lagarto

Eu não sabia que o tokusatsu teve origem
nas telonas.
Só acompanhei as séries de tv aberta que foram exibidas aqui na década de 90.
Achei interessante, qúando tiver oportunidade
quero conferir.
Abraço!

Comentário por Thiago Furkin

Minha lista de filmes tokusatsu

1 – Ultraman The Next
2 – Gaoranger vs Super Sentai
3 – Kamen Rider The Next
4 – Kamen Rider ZO
5 – Godzilla vs Mecha Godzilla

Comentário por Everton

Gao Ranger vs Super Sentai é um filme muito bacana, mas não conta nessa listagem, pois não é filme para cinema. Foi feito direto para o mercado de DVDs. O conceito dessa lista implica em filmes feitos para serem vistos em tela grande, com um clima diferente da TV.

Comentário por Alexandre Nagado

entao eu substituo por kamen rider j
que eu gostei muito

1 – Ultraman The Next
2 – Kamen Rider J
3 – Kamen Rider The Next
4 – Kamen Rider ZO
5 – Godzilla vs Mecha Godzilla

Comentário por Everton




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: