ROBÔ GIGANTE


Izubuchi é foda #2 by ricacruz
janeiro 9, 2009, 1:57 pm
Filed under: Cruz, Izubuchi é foda | Tags: , , , , , ,

Seguindo, com atraso, a seção Izubuchi é foda, é a vez de mostrar umas ilustrações dele para a série Super Elétron Bioman, de 1984. Ele desenhou todos os monstros e generais inimigos do Império Gear – organização formada por seres robóticos construídos pelo cientista, originalmente humano, Dr. Man.

As cores aqui são, principalmente, o preto e o branco. Como o cenceito era “robôs”, Izubuchi pôde aproveitar a experiência que teve fazendo justamente esse tipo de design para séries em anime – o que, ao meu ver, foi bom, mas engessou um pouco algumas idéiais. E ele não ficava satisfeito só em desenhar. Dava seus pitacos no roteiro, chegou a escrever o plot de duas histórias importantes para a série (episódios 43 e 44).

Izubuchi era um otaku. Curtia esse universo pacas. Se metia em todos os estágios da produção. Quando recebeu a indicação de que teria que fazer os monstros de Bioman baseados em animais, como tinha acabado de fazer em Dynaman, ele reclamou. Não achava que combinava com a idéia de um império technológico. Por que o cientista faria seus soldados cibernéticos em forma de animais da Terra? Foi o que ele pensou. Mas não teve jeito. Os patrões ganharam e, tirando umas exceções, os robôs de Gear acabaram como bichos feitos de circuitos (de borracha!).

Eu acho que o Izubuchi em Bioman estava chegando no auge da sua criatividade, coisa que aconteceu em Changeman. Claro que o Império Gozma dava a ele muito mais possibilidades de idéias por ser formado por criaturas aleatórias do espaço – e não só robôs animais. Em Flashman, de 86, ele pôde brincar com mutações biológicas e criou coisas ainda mais horripilantes. Até Bioman, há menos liberdade e mais influência da estética dos animes. Nas seguintes, tudo tem cara de tokusatsu, desde o início.

izu1

izu2

izu3

izu4

izu5

izu6


4 Comentários so far
Deixe um comentário

Em Bioman acho que ele não foi tão bem não,viu. Os vilões de Bioman, em especial o Big Three (Mason, Farrah e Monster) ficaram muito sem graça. Alguma coisa aí não funcionou e acho que o desenho dos personagens foi fundamental pra isso.

Acho que o vilão que mais gosto de Bioman é o Biohunter Silver, mas esse eu achei um copycat até pornográfico do Hakaider.

Ok ok, tô pegando pesado, vou atenuar isso. No papel estes desenhos ficaram muito melhores. Talvez o grande problema tenha sido na hora de dar vida eles, e aí quem sabe não seja muita culpa do Izubuchi não é mesmo?.

Changeman tem monstros muito legais e marcantes (olha o vício do saudosismo aqui :P) mas não sei se superam os monstros de Dynaman ou mesmo de Flashman.

Até!

Comentário por Lagarto

Eu concordo que os monstros da safra Dynaman ~ Flashman eram fodassos e o Izubuchi merece todos os méritos por esta importante contribuição ao universo tokusatsu. O visual dos personagens é um elemento fundamental para uma boa série (principalmente os vilões). Muitos dizem que o visual não tem muita importância numa produção mas, convenhamos, assistir a algo com personagens com um visual feio é dose, ne??

Saudosismo ou não, continuo achando os monstros da década de 80 muito mais fodas do que os atuais. Sei la mas me parece que hoje em dia os vilões tão com muito mais cara de bobão do que horripilantes (vide esses Sentais mais recentes em que aparece cada monstro infantilóide ¬¬).

Comentário por Bruno Seidel

Esses episódios 43 e 44 de Bioman estão entre os melhores da série, uma história bacana com a atriz que fez a Nana em Changeman.

Comentário por Anônimo

ainda acho q os brinquedos chineses superam os coreanos…

Comentário por fuu




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: