ROBÔ GIGANTE


Séries favoritas by ricacruz
dezembro 11, 2008, 2:57 am
Filed under: Cruz

Na onda do Nagado, aí estão os meus tokusatsu favoritos (naquelas… Essa lista pode, e deve, mudar com o tempo):

1 – Changeman: não é só porque passou no Brasil que eu acho essa série o melhor sentai de todos os tempos. Os enredos são muito legais, rola uma interação interessante com seres extraterrestres (eles não são sempre “do mal” como de costume), o visual dos inimigos é do Izubuchi, a música do Kageyama…

2 – Fuun Lion Man: se o Lion Man Branco (Kaiketsu Lion Man) tivesse passado mais aqui, talvez eu gostasse mais dele do que do laranja. Quem sabe? Lion Man é uma grande série. Cada capítulo conta uma história boa, com detalhes, sem muita censura (tipo os primeiros Ultras), em que a aparição do herói as vezes é só um detalhe. O arco final de episódios – Shimaru indo até o esconderijo dos Mantor – é antológico.

3 – Ultraman: surpreendentemente, eu assiti mais Ultraman do que Ultraseven. Gosto pra cecete das duas séries, mas tenho um carinho maior por Ultraman, porque vi quando era moleque.

4 – Jiraiya: o que eu curto (muito) em Jiraiya, basicamente, é a certa ausência de padrão das histórias e o visual maluco dos ninjas.

5 – Kamen Rider Kuuga: não há muito do que reclamar do Kuuga. O enredo é animal, o visual é foda, a música é boa… Uma das poucas séries recentes que valem mesmo a pena.

6 – Metalder: o Império Neroz, pra mim, é uma das melhores – se não a melhor – organização inimiga dos tokusatsu. O visual criado pelo Keita Amemiya dispensa comentários. E aquele clima melancólico que embala a caminhada desordenada das tropas no front esperando o Neroz aparecer é hors concours. Puta série.

7 – Spectreman: essa é daquelas séries que ficaram melhores ainda dubladas em português. Poxa, o Karas fala coisas como “cresca e apareça, Spectreman!” ou “sua peste!”. Genial. Não que o original não preste. Pelo contrário. Nada da P-Production não presta (tirando Bôken Rockbat, talvez).

8 – Flashman: outro sentai bonzão. Até acho meio besta o lançe deles ficarem aqui choramingando atrás da família e tal. Mas Flashman tem uma porrada de episódios memoráveis. O meu favorito, um dos, é A Revolta de Kaura, em que o próprio fica puto com Mez e chicoteia o La Deus até a morte. Bom demais. Flashman é cheio de momentos assim, do mal contra o mal. Eu curto muito isso.

9 – Seijû Sentai Gingaman: Gingaman, de 98, foi uma retomada bem sucedida da Toei ao formato oitentista dos super sentai. As lutas duram mais, as histórias não são bestas, o visual é bem retrô (vinhetas desenhadas, monstros que usam botas), os robôs aparecem pouco… A luta final, contra o capitão Zeihab, acontece na pedreira clássica (tá ligado, né?)! Há quanto tempo isso não acontecia? Minha única reclamação é o excesso de fantasia dos generais inimigos. Prefiro atores com a cara a mostra do que monstros 100% de borracha.

10 – Chojû Sentai Liveman: essa série marcou forte uma época, acho que 98, em que eu ia com o Guerrino, o Michel e mais uns amigos até os confins de Pinheiros numa locadora pirata falida, chamada Sansei Club, revirar o entulho de um japonês meio moribundo atrás de tokusatsu. Encontramos praticamente tudo de Liveman lá. Alugávamos todas as semanas, na ordem, as fitas da série. Dava a sensação de estar acompanhando os episódios no mesmo ritmo de uma exibição regular na TV. Pra variar, gosto dos inimigos. A sequência final é uma das melhores dos sentai.


9 Comentários so far
Deixe um comentário

Hey man! Lista bacana. Como foi o show? Realmente o eps em que o Kaura fica puto e vai matar o La Deus é foda! Próxima sugestão de “lista”: Os 10 momentos mais antológicos do tokusatsu. Morte do Buba, Morte do Jiban, Destruição do Flash King e Daigo virando Tiga dentro da navinha com a Rena não pode ficar de fora hein! Rsrsrs… Sucesso!

Comentário por Larc

Boa idéia essa de cenas antológicas. Acho que vai rolar sim. Só de começar a pensas, já vem umas cenas na cabeça: Hayata e Dan Moroboshi se encontrando pra irem salvar o Ultraman Jack, a luta de Dragon e Buba, Red Flash e Kaura, luta final de Jaspion e McGaren, derrota de Kamen Rider Black por Shadow Moon, Dan Moroboshi revelando a identidade secreta para a Anne…

Essa lista vai ser legal, aguardem.

Comentário por Nagado

Outro sentai muito bom nesse quesito de “mal vs mal” , ao meu ver, é Dynaman. O que o Dark Knight faz no arco final da série é sensacional. Foi um dos personagens que eu achei pior explorados na história da franquia.

Quanto a sua lista RX, isso do Karas é muito engraçado. Desconfio que muitos dos diálogos dele foram simplesmente inventados. Numa determinada cena está ele e o Gori naquela nave menor (geralmente só o Karas que usa aquela nave) e o Gori começa a se emocionar com o desempenho do monstro dele. Começa a gesticular como nunca , exaltando suas próprias qualidades naquela nave apertada(“sou gênio”, “como sou inteligente”, essas coisas) . É então que o Karas reclama: “nossa mestre, nessa o senhor quase me acertou”. hehe, acho que é a única vez que o Karas critica aquele jeito “italiano” do Gori.

Outra coisa legal de Spectreman é a leitura do jornal lá na Divisão Anti-Poluição. Pro Kenji, tudo que aparecia na página policial era coisa do Gori: “terremoto mata camponês” , “garoto é atropelado e motorista foge do local ” , “fraude na previdência” (tá essa última eu inventei :P).

Até!

Comentário por Lagarto

Este blog me faz ter muita saudade do Awika!!!!

Puta projeto legal era aquele site!

Eu sou um orfão do Awika! =-(

Comentário por flasHQ

[…] onda do Alexandre Nagado e do Ricardo Cruz, resolvi fazer o meu top séries de tokusatsu favoritas. Eles fizeram top 10, mas no meu blog é […]

Pingback por Top 7 melhores seriados de Tokusatsu de todos os tempos | bitpop

Bons tempos esse da Sansei, hein! Foi impactante ver Battle Fever J na prateleira empoeirada daquele antro…. mais Liveman, Jetman, Sharivan com direito a asa de inseto na fita… ahahahahaha! O que terá acontecido ao senhor Sansei? Acho que virou algum imperador maligno de um futuro sentai que ainda veremos!

Comentário por Rodrigo Guerrino

Como assim, se lionman branco tivesse passado aqui???

PASSOU!!! umas 6 hrs da matina na manchete, depois do acredite se quiser. Mas passou.

ò um link dublado: http://www.youtube.com/watch?v=4ZttaOl1h7E

Comentário por Saulo Machado

É, Saulo, foi ato falho meu na hora de escrever. Faltou um “mais” ali antes. Já arrumei. Valeu pelo toque!

Comentário por ricacruz

Cadê o Jaspion, loko????

Comentário por Bruno Seidel




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: