Filed under: Cruz
Na onda do Nagado, aí estão os meus tokusatsu favoritos (naquelas… Essa lista pode, e deve, mudar com o tempo):
1 – Changeman: não é só porque passou no Brasil que eu acho essa série o melhor sentai de todos os tempos. Os enredos são muito legais, rola uma interação interessante com seres extraterrestres (eles não são sempre “do mal” como de costume), o visual dos inimigos é do Izubuchi, a música do Kageyama…
2 – Fuun Lion Man: se o Lion Man Branco (Kaiketsu Lion Man) tivesse passado mais aqui, talvez eu gostasse mais dele do que do laranja. Quem sabe? Lion Man é uma grande série. Cada capítulo conta uma história boa, com detalhes, sem muita censura (tipo os primeiros Ultras), em que a aparição do herói as vezes é só um detalhe. O arco final de episódios – Shimaru indo até o esconderijo dos Mantor – é antológico.
3 – Ultraman: surpreendentemente, eu assiti mais Ultraman do que Ultraseven. Gosto pra cecete das duas séries, mas tenho um carinho maior por Ultraman, porque vi quando era moleque.
4 – Jiraiya: o que eu curto (muito) em Jiraiya, basicamente, é a certa ausência de padrão das histórias e o visual maluco dos ninjas.
5 – Kamen Rider Kuuga: não há muito do que reclamar do Kuuga. O enredo é animal, o visual é foda, a música é boa… Uma das poucas séries recentes que valem mesmo a pena.
6 – Metalder: o Império Neroz, pra mim, é uma das melhores – se não a melhor – organização inimiga dos tokusatsu. O visual criado pelo Keita Amemiya dispensa comentários. E aquele clima melancólico que embala a caminhada desordenada das tropas no front esperando o Neroz aparecer é hors concours. Puta série.
7 – Spectreman: essa é daquelas séries que ficaram melhores ainda dubladas em português. Poxa, o Karas fala coisas como “cresca e apareça, Spectreman!” ou “sua peste!”. Genial. Não que o original não preste. Pelo contrário. Nada da P-Production não presta (tirando Bôken Rockbat, talvez).
8 – Flashman: outro sentai bonzão. Até acho meio besta o lançe deles ficarem aqui choramingando atrás da família e tal. Mas Flashman tem uma porrada de episódios memoráveis. O meu favorito, um dos, é A Revolta de Kaura, em que o próprio fica puto com Mez e chicoteia o La Deus até a morte. Bom demais. Flashman é cheio de momentos assim, do mal contra o mal. Eu curto muito isso.
9 – Seijû Sentai Gingaman: Gingaman, de 98, foi uma retomada bem sucedida da Toei ao formato oitentista dos super sentai. As lutas duram mais, as histórias não são bestas, o visual é bem retrô (vinhetas desenhadas, monstros que usam botas), os robôs aparecem pouco… A luta final, contra o capitão Zeihab, acontece na pedreira clássica (tá ligado, né?)! Há quanto tempo isso não acontecia? Minha única reclamação é o excesso de fantasia dos generais inimigos. Prefiro atores com a cara a mostra do que monstros 100% de borracha.
10 – Chojû Sentai Liveman: essa série marcou forte uma época, acho que 98, em que eu ia com o Guerrino, o Michel e mais uns amigos até os confins de Pinheiros numa locadora pirata falida, chamada Sansei Club, revirar o entulho de um japonês meio moribundo atrás de tokusatsu. Encontramos praticamente tudo de Liveman lá. Alugávamos todas as semanas, na ordem, as fitas da série. Dava a sensação de estar acompanhando os episódios no mesmo ritmo de uma exibição regular na TV. Pra variar, gosto dos inimigos. A sequência final é uma das melhores dos sentai.
9 Comentários so far
Deixe um comentário
Hey man! Lista bacana. Como foi o show? Realmente o eps em que o Kaura fica puto e vai matar o La Deus é foda! Próxima sugestão de “lista”: Os 10 momentos mais antológicos do tokusatsu. Morte do Buba, Morte do Jiban, Destruição do Flash King e Daigo virando Tiga dentro da navinha com a Rena não pode ficar de fora hein! Rsrsrs… Sucesso!
Comentário por Larc dezembro 11, 2008 @ 3:33 amBoa idéia essa de cenas antológicas. Acho que vai rolar sim. Só de começar a pensas, já vem umas cenas na cabeça: Hayata e Dan Moroboshi se encontrando pra irem salvar o Ultraman Jack, a luta de Dragon e Buba, Red Flash e Kaura, luta final de Jaspion e McGaren, derrota de Kamen Rider Black por Shadow Moon, Dan Moroboshi revelando a identidade secreta para a Anne…
Essa lista vai ser legal, aguardem.
Comentário por Nagado dezembro 11, 2008 @ 11:39 amOutro sentai muito bom nesse quesito de “mal vs mal” , ao meu ver, é Dynaman. O que o Dark Knight faz no arco final da série é sensacional. Foi um dos personagens que eu achei pior explorados na história da franquia.
Quanto a sua lista RX, isso do Karas é muito engraçado. Desconfio que muitos dos diálogos dele foram simplesmente inventados. Numa determinada cena está ele e o Gori naquela nave menor (geralmente só o Karas que usa aquela nave) e o Gori começa a se emocionar com o desempenho do monstro dele. Começa a gesticular como nunca , exaltando suas próprias qualidades naquela nave apertada(“sou gênio”, “como sou inteligente”, essas coisas) . É então que o Karas reclama: “nossa mestre, nessa o senhor quase me acertou”. hehe, acho que é a única vez que o Karas critica aquele jeito “italiano” do Gori.
Outra coisa legal de Spectreman é a leitura do jornal lá na Divisão Anti-Poluição. Pro Kenji, tudo que aparecia na página policial era coisa do Gori: “terremoto mata camponês” , “garoto é atropelado e motorista foge do local ” , “fraude na previdência” (tá essa última eu inventei :P).
Até!
Comentário por Lagarto dezembro 11, 2008 @ 11:58 amEste blog me faz ter muita saudade do Awika!!!!
Puta projeto legal era aquele site!
Eu sou um orfão do Awika! =-(
Comentário por flasHQ dezembro 11, 2008 @ 9:20 pm[…] onda do Alexandre Nagado e do Ricardo Cruz, resolvi fazer o meu top séries de tokusatsu favoritas. Eles fizeram top 10, mas no meu blog é […]
Pingback por Top 7 melhores seriados de Tokusatsu de todos os tempos | bitpop dezembro 12, 2008 @ 3:51 amBons tempos esse da Sansei, hein! Foi impactante ver Battle Fever J na prateleira empoeirada daquele antro…. mais Liveman, Jetman, Sharivan com direito a asa de inseto na fita… ahahahahaha! O que terá acontecido ao senhor Sansei? Acho que virou algum imperador maligno de um futuro sentai que ainda veremos!
Comentário por Rodrigo Guerrino dezembro 12, 2008 @ 12:38 pmComo assim, se lionman branco tivesse passado aqui???
PASSOU!!! umas 6 hrs da matina na manchete, depois do acredite se quiser. Mas passou.
ò um link dublado: http://www.youtube.com/watch?v=4ZttaOl1h7E
Comentário por Saulo Machado dezembro 14, 2008 @ 1:52 amÉ, Saulo, foi ato falho meu na hora de escrever. Faltou um “mais” ali antes. Já arrumei. Valeu pelo toque!
Comentário por ricacruz dezembro 14, 2008 @ 8:39 amCadê o Jaspion, loko????
Comentário por Bruno Seidel dezembro 16, 2008 @ 12:14 pm