ROBÔ GIGANTE


Izubuchi é foda #1 by ricacruz
dezembro 3, 2008, 2:44 pm
Filed under: Cruz | Tags: , , , , , , , , ,

Inauguro aqui uma sessão dedicada ao Yutaka Izubuchi… Hm? Quem é? Só o cara que criou todos os designs de monstros e inimigos de Dynaman, Bioman, Changeman e Flashman. To-dos! Haja massa encefálica.

Foi assim: Izubuchi fazia os esboços dos robôs inimigos do anime “Toshô Daimos”, de 78, da Toei Animation. Quem produzia esse desenho era o Takeyuki Suzuki, que migrou para o setor de tokusatsu em 81, para fazer Esquadrão Solar Sun Vulcan. Em 82, quando ia começar Goggle Five, o Suzuki deu um alô pro Izubuchi e perguntou se ele curtiria desenhar os monstros da série. Como o homem estava muito ocupado, não pode aceitar o convite na ocasião. Mas aceitou depois, em 83, e fez Esquadrão Científico Dynaman. E só parou, em 86 (depois de terminar as criaturas de Flashman), porque foi puxado para ser mechanical designer no anime do robô Gundam ZZ – cargo que o consagrou de verdade no meio (pois é, pouco otaku que pira em animes de robôs sabe que o Izubuchi fez design de monstros de super sentai).

O cara participou, entre outras coisas, de: Patlabor, Macross (filme), Lodoss War, Gasaraki, Jinroh, Cowboy Bebop, RahXephon… Ganhou atenção da mídia, não faz muito tempo, por ter sido chamado pelas Indústrias Kawada pra fazer o design de um protótipo de robô bípede, batizado de “Promet”.

Ele voltou pro Tokusatsu em 2001, fazendo parte dos monstros de Kamen Rider Agito – que são animais. Hum… Ah! Ele desenhou um vilão no filme da Cutey Honey e fez o design do Kamen Rider The First, para o filme de cinema.

Esse ano, acabei de procurar no Google, O Izubuchi criou um personagem pro jogo Soul Calibur IV. É uma mulher que se chama Scheherazade (não sei ada de games).

O cara não é fraco. Manda bem e essa sessão aqui no blog é dele. Pra começar, posto umas ilustras de uns monstros do seu primeiro trabalho com sentai, Dynaman.

(PS: O Michel que teve o trabalho de escanear essas imagens ai em baixo há muito tempo, depois de eu encher muito a paciência dele pedindo essa matéria do Izubuchi que saiu numa Toei Hero Max! Valeu bródi!)

izubuchi-dynaman1

izubuchi2

izubuchi3

izubuchi4

izubuchi-5


9 Comentários so far
Deixe um comentário

Muito bonitas essas imagens. Confesso que nunca tinha me ligado muito no aspecto “character design” até ler a matéria sobre o Izubuchi publicada no primeiro(e infelizmente único) número da Gyodai.

Falando especificamente sobre Dynaman, acho que o Izubuchi pôde explorar mais sua criatividade na reta final da série, quando os monstros de Jashinka passaram a ser metade animais/metade máquinas (Mecha Shinkaju).

E não dá para ignorar o visual visual do Dark Knight, absolutamente fantástico – poderia ter sido um inimigo de metal hero sem problemas.

Comentário por Ricardo Cerdeira

Monstros! Sempre um assunto interessante! Vejo no design dos monstros o ponto em que o artista pode utilizar de toda sua criatividade com o mínimo( talvez até nenhuma) interferência, pelo menos do ponto de vista comercial (via de regra, claro).

Com relação ao Izubuchi, concordo plenamente com os Ricardos. O visual dos Mecha Shinkaju são sensacionais. Aliás, dos trabalhos do Izubuchi de 83 a 86, acho que em Dynaman foi onde ele mostrou os monstros mais legais exatamente por causa dos Mecha Shinkaju. Claro, falo isso mas sem esquecer do Gals e principalmente do Gyodai (acho que são todos crias dele).

Outro especialista em monstros é o Keita Amemiya, que também começou a desenhar monstros de tokusatsu por essa época (começou em Jaspion, salvo engano), mas isso já é uma outra história né… por hora fiquemos com o Izubuchi.😛

Comentário por Lagarto

Ótimo post! Sempre gostei do design de monstros de Flashman e principalmente Dynaman, e é um deleite saber que foram feitos pela mesma pessoa.

Ah, só uma correçãozinha: o anime se chama “Toshô Daimos” (闘将ダイモス), e não “Daimon” como você escreveu. Fora isso, perfeito!

Comentário por Under

FODA!!! Não conheço outra palavra pra definir a genialidade do Izubuchi!

E é muito legal estarmos aqui reconhecendo e falando sobre o trabalho desse cara, porque normalmente são gênios que sequer são mencionados! Uma merecida e justa homenagem!

Comentário por Bruno Seidel

Em meus textos, sempre destaquei muito o Keita Amemiya, meu designer favorito dentro do tokusatsu, mas devo tirar o chapéu para o Izubuchi, um artista realmente inovador e que influenciou muito o mercado. É ótimo que este blog esteja fazendo justiça a esse ilustrador, ainda nominalmente pouco conhecido dentre o público.

Comentário por Nagado

Ta ok. Mas ele criou o design dos monstros e outros vilões, quem criou o design dos heróis citados (Dynaman, Bioman, Changeman e Flashman)???

Comentário por Caio A. Romani

E quem criou o design do Jaspion (e de outros metal Heroes)?

Comentário por Caio A. Romani

Caio, o designer do Jaspion foi Murakami Katsushi. Não sei te dizer se ele foi o designer de todos os metal heroes, mas com certeza da maioria ele foi. No zinc panic tu consegue um lista sobre os trabalhos dele, são mais de 180!

Com relação aos de Sentai aí já não sei. A respostas genérica é “PLEX” , mas seria mais interessante termos o nome da pessoa e não dá empresa responsável.

Comentário por Lagarto

Muito Obrigado.

Comentário por Caio A. Romani




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: