ROBÔ GIGANTE


Os 10 tokusatsu mais importantes by ricacruz
novembro 27, 2008, 1:32 pm
Filed under: Uncategorized
Essa é uma lista que o Nagado, o Guerrino e eu fizemos dos dez tokusatsu mais importantes da história. O critério foi relevância, contribuição. Seriados com idéias diferentes, que foram adotadas de alguma maneira a partir dali. Como dez é pouco, agumas coisas precisaram ficar de fora. Mas acreditamos que a lista ficou justa. Saca só:
1. Godzilla (cinema, 1954)
Primeiro tokusatsu propriamente dito. Estréia de Eiji Tsuburaya no gênero.

2. Gekkô Kamen (série de TV, 1958)
Primeira série para a TV com um herói uniformizado.
3. Ultraman (série de TV, 1966)
Precursor da família que hoje simboliza os heróis japoneses.
4. Kamen Rider (série de TV, 1971)
Estréia do formato “herói de tamanho humano contra organização criminosa”, que dominou os anos 70. Primeiro herói de tokusatsu de sucesso de Shôtaro Ishinomori.
5. Esquadrão Secreto Go Ranger (série de TV, 1975)
Começo do gênero Sentai. Se hoje os Power Rangers dominam o mundo, Shotaro Ishinomori tem, involuntariamente, sua parcela de culpa.
6. Battle Fever J (série de TV, 1979)
Quinteto colorido passa a usar um robô gigante e vira oficialmente “Super Sentai”.

7. Robô Gigante (série de TV, 1967)
Estréia de Nobuo Yajima, importante diretor de efeitos especiais da Toei Company que definiu padrões de produção que vigoram até hoje.
8. Ultra Seven (série de TV, 1967)
Um aprimoramento da fórmula do Ultraman, injetou doses de seriedade, drama e profundidade ao gênero.

9. Gavan (série de TV, 1982)
Primeiro Metal Hero, inaugurou uma nova era para a Toei Company. Além do visual bacana, a ação do herói antes de se transformar passou a ser quase tão importante quanto ele uniformizado.

10. Kamen Rider Kuuga (série de TV, 1999)
Inaugurou o novo formato dos Kamen Rider, que pode ser considerado um novo estilo de tokusatsu (histórias mais adultas e menos fórmulas prontas).

8 Comentários so far
Deixe um comentário

Com certeza é uma lista respeitável, porém , ao meu ver, há duas contribuições muito importantes que ficaram de fora:

“The Mysterians” , primeiro tokusatsu (pelo menos, até onde sei) a mostrar um robô gigante, o “Mogera”. Pelo menos pra Toho isso foi muito significativo.

“Robot 8-chan” (ou Robot Hacchan , sei lá). Tudo bem, nunca vi essa série e ela deve ser uma bela porcaria, mas ela é o marco inicial da franquia de 14 séries, praticamente todas do Ishinomori (senão todas) “Toei Fushigi Comedy Series” , que , entre outras produções, teve o estrondoso sucesso “Bishojo Kamen Poitrine”.

Ao meu ver são duas produções relevantes demais pra ficar de fora de um top 10. A questão seria o que remover da lista… Colocando na balança, acho que sobraria pro Kuuga (série excelente) e pra BFJ.

Bom, mas é como você disse RX, 10 é pouco e algumas coisas acabam por ficar de fora.

Até!

Comentário por Lagarto

Gostei da lista, mas concordo com a lembrança do Lagarto a respeito das séries mais infantis produzidas pela Toei.

No entanto, colocaria como representante desse gênero “Ganbare!Robocon” – que inclusive visualmente parece um primo mais velho do 8-Chan.

Em favor do Robocon, podemos lembrar que foi uma série de grande sucesso, que gerou mais de 100 episódios na década de 70, além de ter sido revisitado em 99, com a série “Moero! Robocon”.

Comentário por Ricardo Cerdeira

Realmente é bem complicado escolher os melhores, com tão pouca vaga. Parece até convocação da seleção brasileira…HeHeHe! Sempre alguma produção boa vai acabar ficando de fora. O problema é quem tirar. Jogo essa peteca peteca para os outros!

Comentário por Michel Matsuda

Lista é pra ser contestada mesmo. O legal é que essa lista que elegemos é de importância dentro do gênero. Então, tentamos usar critérios de pesquisador.

Ainda vamos colocar aqui nossas listas de preferências pessoais, o que vai gerar resultados bem diferentes dessa lista de trabalhos marcantes.

E obrigado aos que têm participado e comentado!

Comentário por Nagado

Legal a lista! Sempre tive vontade também de uma hora sentar e pensar nas séries mais “importantes” para o histórico do Tokusatsu até hoje. Pelo que percebi, a ordem que aparece ali foi cronológica e não pela importância, né??

Uma outra hora dessas poderiam colocar uma lista pra cada genero, nao??😛

Comentário por Bruno Seidel

Lista ALTAMENTE correta, tanto pela importância, pelo gêneros de toku e principalmente as séries citadas.
KR Kuuga mesmo mostra como a nova era da Toei, entrando no século 21 e deixando velhos modos de fazer séries de KR’s pra trás(Aí vcs vão concordar: KR Black RX foi de suma importância para essa nova fase pelo formato que ela já trazia no final da década de 80). Fora isso, KR tá comprovado ser uma fórmula tão boa que o filme foi um sucesso, sem os atores clássicos e com uma nova visão sobre o KR em si.

Comentário por Italo Silva

Justice Kamen já está diponivel no youtube

A primeira parte de Justice Kamen já pode ser vista no youtube. Esse curta é mais uma produção da Hero Factory e é baseado no fanzine de Fernando Barbosa Pereira que também dirigiu o filme.

Comentário por hero factory

CYBERBIO II

Dois anos passaram desde então e o projeto Cyberbio só deu inicio com a compra de uma camera digital que permitiu uma melhor qualidade nos videos. Também ganhamos experiencia com uso de programas como after effects e outros. Para o próximo epsódio a série sofrerá uma mudança radical tanto nos efeitos como também no enredo. Mas tudo isso só será revelado futuramente.

Comentário por hero factory




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: