ROBÔ GIGANTE


Antes de mais nada… (parte 2) by nagado
novembro 24, 2008, 2:41 pm
Filed under: Nagado, Papo | Tags: ,
Se você chegou aqui por acaso ou quis dar uma espiada pra saber que diabos quer dizer tokusatsu (o tema deste blog), leia este tópico com atenção. Tokusatsu (pronuncie “tokussatsu”) é a palavra japonesa que define os efeitos especiais. Ou “defeitos especiais”, se a imagem que vem à sua mente é a de um monstro de borracha colocando uma Tokyo feita de maquetes de papelão e massa de waffer abaixo.

Um dos pilares da hoje popular cultura pop japonesa, os filmes e seriados de tokusatsu (National Kid, Godzilla, Ultraman, Jaspion, Jiraiya, Changeman…) marcaram a vida de muita gente, mas não é só nostalgia que nos motivou a criar este blog. Afinal, pra mim e para o Ricardo, tokusatsu faz parte da vida profissional. De forma parecida com a do Ricardo, m

inha trajetória profissional também deve muito aos coloridos heróis nipônicos. De tanto gostar deles em minha infância, quis criar os meus próprios. Mas o caminho foi árduo e, tentando fazer quadrinhos, acabei enveradando pela ilustração e diferentes aplicações de técnicas de desenho.

Também escrevi muito sobre eles. Seja os roteiros que publiquei sobre Flashman, Changeman, Sharivan e outros nas editoras Abril e EBAL, seja as muitas matérias que assinei na revista Herói e no site Omelete. Me envolvi com muitos outros projetos ligados ao tokusatsu e a cultura pop japonesa no Brasil. Mas minha ligação com o assunto vai muito além do dever profissional. Afinal, eu fui lidar com o assunto por gostar dele. Mas que ninguém pense que isso é o grande foco de meus interesses.

Não sou fã de nada, detesto a palavra fã – que lembra fanático, fanatismo e não coleciono rigorosamente nada, e sempre tive múltiplos interesses. Além de trabalho, gosto de conversar sobre política, música, Beatles, bandas dos anos 80, Fórmula 1, Monkees, J-Pop, ufologia, parapsicologia, comportamento e outros assuntos. Mas pouca coisa me empolga tanto quanto acompanhar as novidades de algum filme novo do Ultraman ou relembrar aquela batalha antológica em que algum herói “X” mandava um monstro “Y” comer grama pela raiz. O assunto é uma delícia e nunca se esgota.

Por isso, esperamos que este blog seja para você o que é para nós: um espaço despretensioso e repleto de nostalgia, curiosidades e muita informação sobre um assunto divertido e – cof cof – cultural.
Aguardamos seus comentários!

7 Comentários so far
Deixe um comentário

Mais uma vez comentando sobre TOKUSATSU descobrir, algo nada fantástico e podendo ser visto por qualquer um a olho nú, quer as crianças de mais ou menos 6~13 anos não sabem o que é Tokusatsu, Ultras, Riders, Metal Hero, Sentai e outros tipos e vertentes dos Herois nipônicos. É triste mas é verdade.
Quando perguntei algo relacionados a Heróis Nipônicos os meninos apenas responderam: Naruto! Dragon Ball! Pokemon! e nada mais. Tentei aprofundar e aí saiu algo do tipo: Power Rangers e Jack Chan…hehehehe.
Infelizmente a mídia televisiva quebrou o intercambio de uma geração com o título, Tokusatsu. National Kid fez parte de uma, depois os Ultras, Robô Gigante, Vingadores do Espaço e outros finalizando com o Spectreman, por fim a grande e fantástica geração do Jaspion e Cia, detonou todos os índices de audiência fazendo as maiores empresas televisivas do Brasil a ter em suas grades algo do gênero.
Depois disto apenas uma tímida aparição do Ultraman Tiga, mal trabalhado pela Record e Band.
Após só anime. Uma pena mesmo, gosto de anime mas esperava algo dos dois gêneros passando nas tvs.
Seria bom Nagado num futuro próximo termos um comentário seu a respeito desta quebra de geração. O que acha?
Mudando um pouco o foco do assunto passando para a HONDA da fórmula 1, vc acha que o Bruno Senna terá a vaga? E o SATO corre na STR? hehehehe…Acho o SATO o melhor piloto do Japão e um dos melhores do MUNDO, pena que é japonês se tivesse outra nacionalidade teria mais sorte no Mundo automobilistico.
Por enquanto é só amigo.

Comentário por Robinson Oliveira

Ei, mal começamos e já tem “off-topic”, eh eh. A maioria dos pilotos japoneses até hoje entrou por força de patrocinadores. Ainda estão devendo resultados que justifiquem sua presença, incluindo o Sato.

Mas não vamos ficar desviando do assunto, ok?

Comentário por Nagado

Nagado, sobre questão de ser ou não fã, não encaro isso de forma pejorativa, mesmo porque esse termo é utilizado de forma natural aqui no Japão. Para a indústria, todos nós acabamos sendo vistos como fãs. Acho que o detalhe é não ficar preocupado em ser rotulado, e apenas curtir aquilo que mais gosta. Eu mesmo não fico preocupado em ser chamado de fã, otaku ou qualquer outra palavra, até porque eu escolhi de propósito o nome “Universo Otaku” para o meu blog. Bom, mas é claro que isso é apenas a minha opinião.

Comentário por Michel Matsuda

Essa questão é polêmica mesmo. Eu sempre rejeitei a palavra fã para o meu caso, mas é apenas ponto de vista. Posso estar apenas usando um eufemismo ao me dizer “curtidor” e não “fã”, mas como eu conheci (e conheço) muitos fãs xiitas e radicais que têm a visão bastante fechada, resolvi manter essa posição.

Comentário por Nagado

Ok Nagado.
Vamos tentar não mudar o foco.
Hai.

Comentário por Robinson Oliveira

Cara Vc Curte os Monkees?
Então Não to sozinho neste Brasil.

Comentário por Fernando

Pois é Fernando. Me manda um e-mail pra gente trocar idéias sobre mais esse assunto legal. Tome nota:

nagado@nagado.com

Comentário por Nagado




Deixe uma resposta

